Motos podem ser muito amadas por seus donos, mas há momentos
em que este sentimento profundo pode sofrer abalos. A seguir, uma lista de
cinco problemas que acabam com o humor de qualquer motociclista, que fazem
repensar a relação, mas que podem ser minimizados ou evitados. Saiba como:
1. Cabo da embreagem rompido
No passado, o episódio era bem mais comum na vida de um
motociclista. Hoje o material usado nos cabos da embreagem melhorou, mas, de
fato, o que está mais caprichado é o projeto das motos. O caminho que o cabo
faz da manete até o motor é menos tortuoso e, portanto, os esforços são menores
– são eles os maiores responsáveis pelo desgaste e consequente rompimento, além
da falta de lubrificação.
Como evitar o problema? Sensibilidade é a palavra. Perceber
que a alavanca de embreagem está ficando mais durinha é um indício de que o
cabo (ou o próprio sistema de embreagem) está com problemas. Lubrificar o cabo
frequentemente aumenta a sua vida útil. É uma manutenção simples e que se faz
aplicando o óleo na junção do cabo com a manete de embreagem, tendo a paciência
de ver o óleo escorrer até o fim e sua capa. Para isso, quanto mais fino for o
óleo, melhor, sendo os em spray os mais indicados.
Se mesmo lubrificado abundantemente o manete de embreagem
continuar duro é sinal de que o problema pode não ser no cabo. Ele pode estar
esgarçado, próximo do rompimento e precisando ser substituído. A despesa
envolvida na troca de um cabo de embreagem é pequena e a mão de obra é simples
na maioria das motos.
Alguns adeptos mais prevenidos da prática fora de estrada
costumam colocar um cabo reserva, fixado junto ao cabo em uso. Se um quebrar, o
outro já está ali, pronto para entrar em ação, bastando apenas encaixá-lo na
manete e na alavanca que fica no bloco do motor.
No entanto, se o cabo quebrar e não houver como consertá-lo,
o problema não é tão grave assim: o câmbio da sua moto suportará mudanças de
marcha sem a embreagem por um pequeno período de uso. O problema será a saída,
e um recurso que funciona (mais fácil em motos pequenas ou médias) é engatar
uma marcha mais longa, segunda ou terceira, por exemplo, e apertar o botão da
partida elétrica, ajudando a moto a se movimentar para frente com as pernas.
E nas motos maiores? Na maioria delas, a embreagem tem
comando hidráulico (sem cabo), ou seja, não há nada para quebrar.
2. Cabo do acelerador rompido
Se o cabo endureceu, fique atento e aposte na lubrificação.
Porém, se ele se romper – algo bem mais raro que a pane no cabo de embreagem –,
não haverá como seguir viagem. Nas motos com carburador, um recurso é elevar a
marcha lenta. A rotação mais alta permitirá seguir em frente se não houver
trechos muito íngremes. Para fazer isso, basta saber qual é o parafuso de
regulagem da marcha lenta. Geralmente, ele está bem visível em todos os
carburadores. Mas atenção: esse é um expediente arriscado e só deve ser usado
em situações de emergência, como para sair de um local perigoso à margem de uma
rodovia e alcançar um posto de serviço ou oficina.
3. Pneu furado
A primeira providência é parar de rodar o quanto antes,
assim que perceber a perda de ar, tanto para evitar acidentes decorrentes da
menor maneabilidade que o pneu vazio causa, como para evitar estragos nele ou
na câmara de ar (se houver). Ao rodar vazias, as câmaras de ar estragam
facilmente. Um furo pode virar dois, três ou, pior que isso, um rasgo. E um
problema que seria possível consertar com um simples remendo pode dar “perda
total”, e exigir a troca do componente.
Se realmente não for possível parar de rodar imediatamente e
fazer o certo, que é desmontar a roda e levá-la ao conserto, o dano será menor
se houver menos peso sobre a moto. Portanto, desça dela e a empurre com o motor
ligado, caminhando ao lado. Fazer isso é realmente o último recurso, pois exige
razoável habilidade, e a chance de problemas é grande. Lembre-se que o uso
exagerado da embreagem a sobrecarrega e pode até “queimar” o componente. Além disso,
motores refrigerados a ar precisam de velocidade e de fluxo de ar para não
“fritarem”. Importante: só deixe o motor ligado em marcha lenta, com a
embreagem sendo acionada constantemente, por um curto período de tempo.
No caso de o pneu furado não ter câmara, o esvaziamento é
mais lento e, mesmo se ele murchar de vez, o dano de rodar até o borracheiro
será potencialmente menor do que em um pneu com câmara. Mesmo assim, a
velocidade deve sempre ser baixíssima.
Os sprays reparadores de pneus são ótima alternativa, e
carregá-los em viagens oferece tranquilidade, já que é sempre mais complicado
achar um borracheiro em rodovias. O problema desses sprays é que eles são
eficientes contra furos, seja em câmaras de aro ou em pneus sem câmara, mas, se
houver rasgo, ele não será capaz de vedar a fuga de ar.
4. Corrente quebrada
A qualidade das correntes de transmissão é, atualmente,
muito boa. O motociclista está seguro se usar as originais de fábrica ou de
marcas renomadas. Porém, o sistema de transmissão é sujeito a desgaste, e a
troca da relação (nome dado ao conjunto formado por pinhão, corrente e coroa)
deve ser periódica. A dica mais importante é jamais optar por marcas
“xing-ling”, pois, além de durarem menos, oferecem riscos.
Estar bem no meio de uma ultrapassagem e a corrente quebrar
é ruim, mas pior do que isso é a corrente quebrar e enroscar na roda,
travando-a e levando você para o chão, ou ainda chicotear o cárter (recipiente
que protege o sistema) na quebra, rompendo o metal em torno do pinhão e fazendo
você perder seu motor. Sendo assim, olho vivo na transmissão.
Um sinal evidente que a sua relação “já era” é quando a
possibilidade de regulagem da tensão chega ao final. Outra forma de verificar o
fim da vida útil do sistema é olhar para a coroa: se os dentes estiverem
inclinados, estilo barbatana de tubarão, com as pontas afinadas, corra para o
mecânico. Um recurso da turma que faz trilha é levar sempre uma emenda de
corrente. As correntes da maioria das motos são seladas, sem emenda, mas se por
acaso você tiver uma emenda presa em algum lugar de sua moto, bastará usar a
pecinha para conseguir chegar até o mecânico e colocar uma corrente nova.
5. Chave perdida
Existe alguém no planeta que jamais perdeu uma chave, seja
ela de casa, do carro ou… da moto? Talvez sim, mas garanto que as pessoas que
passaram por um grande aperto por conta do sumiço de chaves jamais esquecerão a
dor de cabeça que isso causa.
Antigamente, antes do advento das chaves codificadas com
chip, a perda de uma chave se resolvia com uma ligação direta, algo nem tão
complexo assim de se fazer. E a trava do guidão? Ora, quebrá-la nas motos mais
antigas é quase tão fácil quanto… fazer uma ligação direta!
Hoje, além das chaves eletrônicas, as travas também estão
mais robustas e assim, o que fazer? Simples: prenda uma chave reserva em alguma
fresta escondidinha de sua moto com um pedacinho de arame ou um “esgana-gato”.
Caso aconteça o mal maior, a perda da chave, a outra estará bem ali, naquele
cantinho que só você sabe onde é. Atenção: caso você use uma trava suplementar,
faça o mesmo com a chave do acessório, se não de nada adiantará ter a chave do
contato.
Fonte: Auto Esporte
Imagem: Motos Neno
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