Mesmo que você evite pilotar em dias de chuva, inevitavelmente
em qualquer época você poderá ser surpreendido
por uma tempestade e terá de enfrentar o piso molhado. Mas não precisa se
assustar, pilotar na chuva pode não ser tão perigoso assim. Fomos conversar com
especialistas que deram dicas para pilotar em piso molhado com segurança,
afinal, quem está na chuva é pra se molhar!
Reduza a velocidade
Uma dica é unânime entre os especialistas: com chuva a
velocidade precisa ser reduzida, até porque “as primeiras gotas se misturam a
alguns detritos e formam uma película que favorece a ocorrência de derrapagem”,
alerta José Luiz Terwak, lembrando que quando a chuva começa toda a sujeira do asfalto se
mistura, formando uma “pasta” altamente perigosa para as motos.
“Não há muito segredo. A velocidade deve ser reduzida
drasticamente no piso molhado”, sublinha André Azevedo, piloto com 25
participações no Rally Dakar, sendo a primeira em 1988 de moto.
Pneus de “chuva”
Todos os itens da motocicleta são importantes, claro, mas
quando se trata de piso molhado, seu maior aliado são os pneus. “O motociclista
precisa sempre saber o estado da moto. Suspensão, freios e, principalmente, os
pneus, devem estar em bom estado”, explica o piloto de testes da Pirelli Caetano
Giraldi. Segundo Caetano, o motociclista deve se atentar para os indicadores de
profundidade que existem nos pneus — também conhecido como T.W.I. (tread wear
indicator = índice de desgaste do pneu). O T.W.I. indica a profundidade mínima
dos sulcos dos pneus. Os sulcos são responsáveis pelo escoamento da água que se
acumula no piso, portanto é fundamental para pilotar com segurança no piso
molhado. Outra dica importante é sempre manter a calibragem de acordo com as
recomendações do fabricante da motocicleta.
O experiente piloto de testes afirma que é bastante
improvável que a moto passe por uma situação de aquaplanagem. “Em estradas, uma
dica é seguir o rastro deixado pelos pneus dos carros, pois assim se evita
poças d’água”, revela. Além disso, onde os pneus de carros e caminhões trafegam
o asfalto, em geral, é livre de sujeira e óleo.
Anteveja as situações
Ao pilotar qualquer veículo a atenção deve ser redobrada.
Quando se trata de uma moto e com piso molhado, a necessidade de antever as
situações é determinante. “Adote uma postura de pilotagem defensiva de acordo
com a sigla: PIPDE: Procurar “mantenha atenção a tudo que está ao seu redor”;
Identificar “acostume-se aos riscos”; Prever “atenção constante às mudanças”;
Decidir “escolha o menor risco”; Executar “realizar a manobra com determinação
e rapidez”, ensina Terwak.
Antevendo as situações você evitará frenagens bruscas, um
dos maiores riscos quando se pilota sobre o piso molhado. A dica é sempre frear
com cautela e sem pressionar bruscamente o manete ou o pedal de freio. “Utilize
primeiramente o freio traseiro e, em seguida, o dianteiro. Para que a
transferência de peso seja feita de forma mais suave, evitando derrapagens”,
esclarece Terwak.
Além de seguir estas dicas, fique atento a tudo que houver
no asfalto, pois “placas de metal, faixas pintadas e tudo que envolve perda de
aderência, complica a pilotagem na chuva”, adverte Giraldi. Em curvas, o melhor
a se fazer é manter a moto de “pé”, o menos inclinada possível. Para contornar
uma curva com segurança procure deslocar o corpo para o lado de dentro da
curva, mas sem inclinar muito a moto.
Equipamentos
“Vejo por todos os lugares pilotos sem os equipamentos
corretos, isso é muito perigoso. Na cidade e com chuva os motociclistas têm que
estar muito bem equipados”, conta André Azevedo que, além de piloto
profissional, dá palestras sobre segurança no trânsito em São José
dos Campos.
Quando questionado sobre a importância dos equipamentos de
segurança, José Luiz Terwak é categórico. “Não há como improvisar em questões
de segurança. A improvisação é perigosa, além de ser ineficiente”. Mas o que é
imprescindível para se pilotar com chuva? “Um capacete com viseira limpa e sem
riscos, conjunto impermeável composto de calça, jaqueta, luva e bota”,
completa.
Por fim, mas não menos importante, cuide da viseira do seu
capacete. O motociclista pode aplicar um produto do lado externo para impedir o
acúmulo de água de chuva. Por dentro, é aconselhável usar um antiembaçante.
Quando a chuva vira tempestade
A primeira recomendação dos especialistas é esperar a
tempestade passar. “Além de ampliar a distância entre os veículos, se possível,
é recomendado aguardar o tempo necessário para que a chuva “lave” a pista”,
aconselha Terwak. Além de dificultar a visibilidade de todos os motoristas e
motociclistas, uma chuva muito forte pode esconder os perigos do asfalto. “Uma
poça pode ter 7 cm ou 70 cm de profundidade. Por isso, assim como no Dakar,
prefiro descer da moto e passar empurrando”, ensina Azevedo.
10 dicas para você apenas se molhar
1. Diminua drasticamente a velocidade;
2. Mantenha pneus em bom estado. Calibre-os semanalmente
seguindo as recomendações do fabricante de sua motocicleta;
3. Não economize com equipamentos. O uso de equipamento
completo pode salvar sua vida em caso de queda;
4. Em estradas, trafegue no rastro dos pneus dos veículos
que estão à frente. Com essa atitude, o motociclista encontrará menos sujeira
no caminho;
5. Não passe em poças d’água, ou em qualquer lugar que não
permita a visualização do asfalto;
6. Freie e acelere com muita cautela. Comece a frenagem com
o freio de trás e, aos poucos, use o freio dianteiro. Nas saídas de curva,
acelere pouco e mantenha a moto o menos inclinada possível;
7. Mantenha uma distância maior dos demais veículos na
chuva. O tempo de reação é fundamental para evitar uma colisão – ainda mais em
piso molhado;
8. Se a chuva virar uma tempestade, o melhor é esperar em um
local seguro até o volume de água diminuir;
9. A viseira é um item que exige cuidado de manutenção:
precisa estar sempre limpa e sem riscos;
10. Ande sempre com o farol aceso, mesmo de dia. Além de ser
lei, a iluminação ajuda outros veículos a lhe enxergar na chuva.
Fonte: Infomoto
Imagem: http://goo.gl/DQiVFe
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