Desenvolvida com desenho único, motor tricilíndrico e inovações técnicas, a MT-09 virou uma das máquinas mais vendidas na Europa.
Com desenho inspirado em "corridas de drift, gangues tatuadas e motos customizadas de Tóquio", segundo a própria Yamaha, a MT-09 é chamada pela montadora de "o lado negro do Japão". Vários detalhes foram pensados para adornar essa proposta, do guidão largo (estilo "streetfighter") à ignição escondida do lado esquerdo do painel de instrumentos, passando pelo quadro de instrumentos posicionado mais à direita, simulando um modelo de acrobacias.
Ao girar a chave e deslizar o botão até a posição de ignição o motor 3 cilindros de 847 cm³ ruge de maneira grave, diferente de outros modelos tricilíndricos. Por usar um virabrequim inspirado na YZR-M1, moto que a marca usa no Mundial de Motovelocidade, o propulsor consegue entregar os 8,9 kgfm de torque (a 8.500 rpm) de forma linear, mesmo em giros mais baixos e no modo de pilotagem "B" do acelerador eletrônico (que entrega desempenho mais suave).
Nos modos "padrão" e "A" (neste último, o torque e os 115 cv de potência (a 10.000 giros) são entregues de maneira praticamente imediata), a MT-09 faz jus à sigla Masters of Torque ("mestres do torque", em inglês). As respostas do acelerador são rápidas e agressivas, especialmente na segunda marcha, o que exige cuidado de pilotos sem muita experiência com motocicletas de três cilindros.
Além do desempenho, a MT-09 se destaca pela excepcional ciclística, que proporciona leveza e agilidade. A posição de pilotagem deixa o motociclista seguro para encarar qualquer curva.
O sistema de freios inclui dois discos flutuantes de 298 mm na dianteira, com pinças de quatro pistões, e ABS (antibloqueio) de série não desligável, é extremamente eficiente para segurar toda a força do propulsor sem provocar sustos. Completam o conjunto: quadro e balança de alumínio fundido; rodas e pneus esportivos.
Fonte: UOL
Imagens: Renato Durães




Comments
0 Response to 'Nova Yamaha MT-09 '
Postar um comentário