Motociclista bom é motociclista cuidadoso. Se você anda de moto com a mão na embreagem ou desliga o motor na descida para economizar gasolina, fique ligado! Este tipo de economia pode se tornar um prejuízo no futuro para você e o seu bolso. Para evitar isso, o primeiro passo para cuidar da sua “companheira” corretamente é deixar de lado algumas manias cotidianas e ficar em dia com a revisão periódica.


Confira alguns hábitos comuns que diminuem a vida útil da moto:

- Esquecer o óleo do motor

Não ignorar a troca do óleo e não se apegar na quilometragem recomendada pelo fabricante. Além disso, sempre use o óleo especificado no manual. Lembre-se que o uso vai influenciar no tempo de troca. Mas o prazo ideal para trocar é a cada dois mil ou seis meses. 

- Mão na embreagem

A embreagem só deve ser acionada quando houver necessidade. Se parar, deixe a moto no ponto morto. Esta mania pode danificar os discos da embreagem e os separadores. O ideal é utilizar a embreagem o mínimo possível e combinar corretamente com o acelerador. 

-Caixa de direção frouxa

Muitos motociclistas não tem a preocupação de trocar a caixa de direção. O correto é observar sua interação nas revisões (a cada 4 mil quilômetros) e ajustá-las quando necessário, não deixar passar mais de dois anos. Evitar o máximo de água nele porque pode comprometer a direção e deixar a moto instável. 

- Pneus murchos

Fique atento à calibragem correta da sua moto. Geralmente, elas trazem indicadores de calibragem na lateral, próximo aos pneus. Não seguir as recomendações da fabricante e encher até o limite permitido danifica as propriedades dos pneus e também as rodas, além de afetar a dirigibilidade. 

- Não checar o amortecedor traseiro

Serve para absorver os impactos da suspensão traseira e, normalmente, o motociclista só dá atenção quando estoura. O prazo médio para troca é em torno de 40 a 50 mil quilômetros, dependendo do uso. 

- Ignorar o sistema de transmissão

É um conjunto de dispositivos utilizados para transmitir a força produzida no motor às rodas motrizes, para dar movimento ao veículo. Ele tem que estar ajustado e lubrificado corretamente. O melhor lubrificante é o óleo e muitos usam graxa. A troca depende do uso de condutor.

Fonte: Diário de Pernambuco
Imagem: Reprodução


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