Motociclista bom é motociclista cuidadoso. Se você anda de
moto com a mão na embreagem ou desliga o motor na descida para economizar
gasolina, fique ligado! Este tipo de economia pode se tornar um prejuízo no
futuro para você e o seu bolso. Para evitar isso, o primeiro passo para cuidar
da sua “companheira” corretamente é deixar de lado algumas manias cotidianas e
ficar em dia com a revisão periódica.
Confira alguns hábitos comuns que diminuem a vida útil da
moto:
- Esquecer o óleo do motor
Não ignorar a troca do óleo e não se apegar na quilometragem
recomendada pelo fabricante. Além disso, sempre use o óleo especificado no
manual. Lembre-se que o uso vai influenciar no tempo de troca. Mas o prazo
ideal para trocar é a cada dois mil ou seis meses.
- Mão na embreagem
A embreagem só deve ser acionada quando houver necessidade.
Se parar, deixe a moto no ponto morto. Esta mania pode danificar os discos da
embreagem e os separadores. O ideal é utilizar a embreagem o mínimo possível e
combinar corretamente com o acelerador.
-Caixa de direção frouxa
Muitos motociclistas não tem a preocupação de trocar a caixa
de direção. O correto é observar sua interação nas revisões (a cada 4 mil
quilômetros) e ajustá-las quando necessário, não deixar passar mais de dois
anos. Evitar o máximo de água nele porque pode comprometer a direção e deixar a
moto instável.
- Pneus murchos
Fique atento à calibragem correta da sua moto. Geralmente,
elas trazem indicadores de calibragem na lateral, próximo aos pneus. Não seguir
as recomendações da fabricante e encher até o limite permitido danifica as
propriedades dos pneus e também as rodas, além de afetar a dirigibilidade.
- Não checar o amortecedor traseiro
Serve para absorver os impactos da suspensão traseira e,
normalmente, o motociclista só dá atenção quando estoura. O prazo médio para
troca é em torno de 40 a 50 mil quilômetros, dependendo do uso.
- Ignorar o sistema de transmissão
É um conjunto de dispositivos utilizados para transmitir a
força produzida no motor às rodas motrizes, para dar movimento ao veículo. Ele
tem que estar ajustado e lubrificado corretamente. O melhor lubrificante é o
óleo e muitos usam graxa. A troca depende do uso de condutor.
Fonte: Diário de Pernambuco
Imagem: Reprodução
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