Às vezes, adiar em dez minutos a saída já é o suficiente para livrar você da pior parte do temporal. Entretanto, quem pilota modelos esportivos realmente deve esperar que a chuva passe. Isso porque os pneus desse tipo de moto possuem poucos sulcos (“riscos” no pneu que são responsáveis pela drenagem da água), comprometendo a aderência da roda ao asfalto e, consequentemente, a sua segurança.
foto: reprodução
Para não se molhar
Tenha sempre na mochila ou no baú da moto uma roupa de chuva completa, feita com material impermeável. A maioria dos conjuntos é composta por jaqueta, calça, botas e luvas. Assim você se manterá aquecido e praticamente seco!
Calibragem certa
Além de manter a manutenção da motocicleta sempre em dia, é importante calibrar os pneus conforme o indicado no manual do proprietário. É comum ouvir que se deve baixar a pressão dos pneus para rodar na chuva. Entretanto, a técnica é indicada apenas para motos de pista e não para modelos comuns, que rodam no trânsito da cidade.
Primeiros pingos
O início da chuva é considerado o ponto crítico para os motociclistas. Isso porque a água acumulada vira uma mistura de resíduos de óleo e combustível, o que deixa a pista extremamente escorregadia. Sentiu as primeiras gotas? Então, reduza consideravelmente a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos.
Freadas e manobras
Lembre-se que, quando molhado, o sistema de freios da moto fica comprometido. Como os discos estão úmidos, eles podem não responder imediatamente ao seu comando. Para não errar, a dica é aumentar o tempo de frenagem e não apertar diversas vezes o manete do freio. Evite manobras bruscas e procure não se inclinar muito na hora das curvas.
Na estrada recomenda-se seguir o rastro deixado pelos pneus dos carros, evitando, assim, os riscos de aquaplanagem. Fique ligado!
fonte: Mdemulher/Petrobras
foto: reprodução
Para não se molhar
Tenha sempre na mochila ou no baú da moto uma roupa de chuva completa, feita com material impermeável. A maioria dos conjuntos é composta por jaqueta, calça, botas e luvas. Assim você se manterá aquecido e praticamente seco!
Calibragem certa
Além de manter a manutenção da motocicleta sempre em dia, é importante calibrar os pneus conforme o indicado no manual do proprietário. É comum ouvir que se deve baixar a pressão dos pneus para rodar na chuva. Entretanto, a técnica é indicada apenas para motos de pista e não para modelos comuns, que rodam no trânsito da cidade.
Primeiros pingos
O início da chuva é considerado o ponto crítico para os motociclistas. Isso porque a água acumulada vira uma mistura de resíduos de óleo e combustível, o que deixa a pista extremamente escorregadia. Sentiu as primeiras gotas? Então, reduza consideravelmente a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos.
Freadas e manobras
Lembre-se que, quando molhado, o sistema de freios da moto fica comprometido. Como os discos estão úmidos, eles podem não responder imediatamente ao seu comando. Para não errar, a dica é aumentar o tempo de frenagem e não apertar diversas vezes o manete do freio. Evite manobras bruscas e procure não se inclinar muito na hora das curvas.
Na estrada recomenda-se seguir o rastro deixado pelos pneus dos carros, evitando, assim, os riscos de aquaplanagem. Fique ligado!
fonte: Mdemulher/Petrobras
Comments
0 Response to 'Será que espero a chuva passar?!'
Postar um comentário