As regras para o uso de moto variam muito entre os países. Nem o capacete, exigido pela lei brasileira, é obrigatório em todo o mundo. Há regiões dos Estados Unidos que permitem rodar sem ele. 
Veja algumas regras para motos pelo mundo e como elas são no Brasil. 

Sem capacete - Estados Unidos 
Com predominância de motos de alta cilindrada, os EUA possuem regras específicas para motocicletas em cada região. Dos 48 estados, apenas 19 e o distrito de Columbia exigem o uso de capacete para todos motociclistas. 
Como é no Brasil: o capacete é exigido para rodar com motocicletas em todo o país. 


Moto vetada nos centros - China 
Maior produtora de motocicletas do planeta, a China retirou os veículos de duas rodas movidos a combustão de algumas regiões. As grandes cidades, como Pequim e Xangai, possuem restrição à circulação de motos em seus centros. Mas motos elétricas são permitidas, o que acabou proliferando seu uso nesses locais. 
Como é no Brasil: com exceção de algumas vias, como a pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo, as motos têm circulação livre pelas ruas e estradas. 


Moto no corredor - Europa 
A permissão para rodar no chamado corredor, formado entre duas filas de veículos, varia de país para país na Europa. Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor quando o trânsito fica parado, mas, nos dois últimos países, é preciso rodar em velocidade baixa. Na Áustria não há restrições. Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém as autoridades são tolerantes em alguns casos. 
Como é no Brasil: não há proibição para as motos circularem nos corredores. 


Mototáxi em aeroportos - Paris 
Para se livrar do intenso tráfego de carros, Paris tem um grande movimento de mototáxis no aeroporto Charles de Gaulle. Enquanto o carro pode levar mais de 1 hora para fazer o trajeto do local ao centro da cidade, os mototaxistas prometem realizar o percurso em 20 minutos. 
Como é no Brasil: mototáxis são permitidos e o uso é mais difundido na região Nordeste, com modelos de baixa cilindrada. Nos principais aeroportos ainda predomina o uso de táxis. 


Motos na faixa de ônibus - Londres 
Desde 2011, a cidade de Londres permite aos motociclistas circularem pelas faixas e corredores de ônibus. De acordo com o governo local, a segurança dos motociclistas e outros integrantes do trânsito não é afetada. 
Como é no Brasil: as motos são proibidas de rodar nas faixas e corredores de ônibus. 


Freios ABS obrigatórios - Europa 
A partir de 2016, todas as motos novas na Europa, com motores de cilindrada superiores a 125 cc, terão que possuir freios do tipo ABS, que evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas. Para modelos com tamanho de motores inferiores a 125 cc, será mandatório o ABS ou o CBS, que "reparte" a força da frenagem entre as rodas – a escolha de um deles pode ser feita pelo fabricante. 
Como é no Brasil: não há obrigatoriedade de freios ABS para as motos. 


Idade reduzida - Europa 
Outra diferença das regras envolvendo motos na Europa é a possibilidade de tirar habilitação para modelos de baixa cilindrada já a partir dos 16 anos na maioria dos países. 
Como é no Brasil: só é permitido andar de moto a partir dos 18 anos. 


Placa na dianteira - China/Índia 
A Índia e a China, maiores fabricantes de motos do planeta, têm um jeito diferente de identificar as motocicletas. Além da tradicional placa na traseira, as motos possuem outra placa menor, na dianteira. Como é no Brasil: é exigida placa apenas na traseira da moto. 


Mais de dois ocupantes - Ásia 
Em locais como China e Tailândia, é comum se deparar com motocicletas levando mais de dois ocupantes. Apesar de a prática ser proibida, as autoridades fazem “vista grossa” a esse tipo de comportamento, principalmente em áreas rurais. Nesses locais, apesar do uso de capacete ser obrigatório, também existe condescendência quanto ao seu não uso. 
Como é no Brasil: por lei, as motos podem levar no máximo duas pessoas. 


Cargas inseguras - Ásia 
Em muitos países, principalmente no sudeste asiático, é possível ver motocicletas carregando cargas enormes e estranhas, muitas vezes, além de sua capacidade, o que é inseguro. 
Como é no Brasil: em alguns locais, principalmente regiões rurais, é possível ver motos levando cargas que podem desestabilizar a moto ou ferir ocupantes e outras pessoas na via. No Código de Trânsito Brasileiro estão previstas restrições de tamanho e peso para cargas. 


Equivalência de habilitação carros/triciclos - Europa 
Como ocorre com as motos, quem possui habilitação de carros há mais de três anos adquire equivalência para pilotar triciclos de até 20 cavalos de potência. 
Como é no Brasil: não existe este tipo de equivalência. Para pilotar triciclos, basta a habilitação de motos.



Fonte: G1
Imagens: Rafael Miotto | G1 | Divulgação
edit post

Comments

0 Response to 'Diferentes regras para uso de moto pelo mundo e no Brasil'

Postar um comentário