Dicas para verificar se a manutenção está em dia:
- Verifique se há cortes e bolhas na borracha dos pneus, o que
pode condenar o uso deles, e confira o desgaste dos sulcos. A profundidade
mínima não pode ser inferior a 1,6 milímetro.
- Em motocicletas com freios a tambor, é importante observar o
estado e a lubrificação do cabo de acionamento, principalmente no início e no
final dele. Além disso, a folga do manete deve estar entre 1 e 2 centímetros.
Para avaliar, aperte o manete e veja em que ponto o freio começa a ser
acionado.
- Nos freios a disco, o acionamento é hidráulico. Não se
esqueça de medir o nível do fluido de freio no reservatório, geralmente no
guidão. Se o nível estiver baixo, significa que está na hora de trocar as
pastilhas.
- Rodas: recebem muito impacto, o que pode provocar movimento
irregular e ruídos. Se o equipamento for de alumínio, confira com frequência se
há amassados e trincas, que causam perdas de pressão no pneu.
- Verifique diariamente as luzes da motocicleta, pois são
fundamentais para a comunicação e a sua segurança. Estacione a moto em frente a
uma parede e observe o reflexo dos faróis, lanternas e indicadores de direção.
- O desgaste dos amortecedores se dá em razão do terreno em
que a moto trafega. Alguns indicativos podem sugerir o momento de troca: quando
houver vazamento de óleo ou marcas na parte interna da espiral da mola, sinal
de que o equipamento não está mais trabalhando corretamente.
- A corrente pode ficar frouxa com o decorrer do uso. Puxe
para baixo e para cima. Se notar uma folga de mais de 3 centímetros, será
preciso fazer um ajuste. Para apertar, o ideal é procurar uma oficina
especializada em motocicletas.
- A vida útil do escapamento varia de acordo com a utilização.
Quando o ruído está acima do normal e há uma carbonização cada vez mais preta
na saída de ar, isso indica desgaste da peça: é chegada a hora da troca.
Fonte e imagens: Petrobras/De carona com elas
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