Cuidar da bateria da moto não requer muito trabalho, mas a maioria das pessoas só lembra disso no momento de uma pane. Quando a bateria está ruim, a depender do modelo, o farol e a sinaleira enfraquecem. A própria motocicleta pode perder força e, em situações mais críticas, até parar de funcionar. Dar um pouco mais de atenção à sua moto pode evitar que isso aconteça. Hábitos simples e um check-up periódico podem aumentar e muito a vida útil da bateria.


Para começar, a carga da bateria deve ser verificada em uma concessionária durante a manutenção periódica do veículo. Hoje em dia, a maioria das baterias vem seladas, portanto, dispensam aquele velho hábito de completar a água. Essas duram em média três anos. Nas baterias convencionais, destinadas principalmente às motos mais antigas, a durabilidade cai para um ano e meio.

É também preciso ficar atento ao uso da moto no dia a dia. Algumas atitudes podem fazer com que a bateria descarregue mais facilmente, como instalação de acessórios ou de lâmpadas não originais, rodar com o pé no freio, deixar a ignição ligada com o motor desligado ou dar uma partida elétrica muito larga. Edinaldo Soares, técnico de manutenção de motocicleta, alerta ainda que é importante ficar atento ao sistema elétrico. "Se ele apresentar alguma mudança, ou caso a sua motocicleta pare de funcionar, você deve ir a uma oficina e pedir uma inspeção de bateria".

O ideal é pedir uma inspeção da bateria em uma concessionária e verificar a sua carga. Se ainda estiver boa para uso, ela poderá receber uma carga elétrica. Se não houver solução, o recomendado é trocá-la. Caso não haja nenhum problema aparente, a carga da bateria só precisa ser verificada na manutenção periódica, a cada quatro mil quilômetros.

Cuidados com a bateria:

- Fazer os serviços regulares de revisão periódica;

- Não instalar acessórios que precisem da carga da bateria, pois sobrecarrega o sistema e diminui sua vida útil;

- Não rodar com o pé no freio, pois isso faz com que a bateria descarregue rápido;

- Preste atenção se a ignição fica ligada com o motor desligado, isso pode consumir muita carga;

- Não dê uma partida elétrica muito larga;

- Sempre instale lâmpadas originais.

Fonte e imagem: Diário de Pernambuco/Vrum
edit post

Comments

0 Response to 'Saiba como fazer a bateria da sua moto durar mais'

Postar um comentário