Existem três maneiras básicas de transmitir a potência do motor para a roda traseira de uma moto:

O sistema de correntes: estes são os sistemas de movimentação mais comuns. Neste sistema, um pinhão montado no eixo da transmissão é conectado a uma roda dentada que se encontra ligada à roda traseira da moto por uma corrente de metal. Quando a transmissão gira o pinhão, a potência é transmitida ao longo da corrente, o que faz girar a roda traseira. Este tipo de sistema precisa de ser lubrificado e ajustado, pois a corrente estica e o pinhão exige uma revisão e substituição periódica.

Sistema de correias: as correias são uma alternativa credível para as correntes de movimentação. As primeiras motos utilizavam correias de couro que poderiam ser pressionadas para dar tração. No entanto, patinavam com frequência no Inverno e, por isso, deixaram de ser produzidas em favor de outro tipo de material. A partir dos anos 80, as correias passaram a ser feitas de borracha dentada e a sua eficácia é exatamente igual às correntes de metal, com a vantagem de não precisarem de qualquer tipo de lubrificação.

Sistema de eixos: é um sistema muito apreciado porque não requer tanta manutenção como os sistemas de corrente. No entanto, as unidades do eixo são mais pesadas e, às vezes, causam um movimento indesejado na parte traseira da moto. É o chamado eixo de elevação que pode provocar alguma instabilidade e insegurança na condução de uma moto.

Fonte: motoclube

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