A partir deste fim de semana, começaram a valer as novas regras para os motoboys ou motofretistas. Entre as exigências, está a realização de um curso obrigatório para trabalhar na entrega de água, gás e outros produtos. O curso é pago. O mototaxista tem obrigação de acordo com a legislação de ter esse curso. É preciso procurar o Sesc/Senac, que oferece as aulas de forma presencial, ou as autoescolas, que oferecem o curso de forma semipresencial. O curso tem duração de 30 horas/aula. Além do curso, de acordo com as novas regras, os motofretistas devem utilizar os equipamentos de proteção já previstos em lei, como capacete, e outros novos.
Em relação aos condutores. Eles devem ter pelo menos 21 anos, dois anos de carteira na categoria A (para motocicletas) e o curso especializado. Com relação à motocicleta, ela deve ter protetor de perna, antena e equipamento de proteção individual como tornozeleira e joelheira. As placas dos veículos também devem cumprir exigências. A partir de agora, elas precisam ser vermelhas, do tipo aluguel, como as dos táxis comuns.
Nos próximos 60 dias, o Detran vai fazer blitz educativas para orientar os motoboys sobre as novas regras. O sentido da lei é preservar vidas para que os profissionais não se acidentem e não entrem nas estatísticas. A lei só vêm para nos ajudar, afirma o diretor de operações do Detran. Os empresários que contratarem empregados que não estejam legalizados vão responder perante ao Ministério Público do Trabalho por contratar pessoas não capacitadas.
Fonte: G1
Comments
0 Response to 'Novas leis para Motoboys e Motofretistas'
Postar um comentário