Motocicleta é um veículo que exige muita atenção, tanto do piloto quanto dos demais motoristas. À noite, mais ainda. De acordo com o engenheiro de trânsito Mathias Figueiredo, o mais importante é estar sempre visível. Fique atento a algumas dicas:

Imagem reprodução

LUMINOSIDADE: Não basta acender o farol. À noite, use e abuse de roupas claras e materiais retro-reflexíveis nas roupas (nas costas, ligando um ombro ao outro, nos braços e nas pernas. Nesta última, na altura da panturrilha), capacete e até mesmo na moto.

SINALIZAÇÃO: Usar setas é regra para qualquer momento do dia. À noite, redobre esse cuidado, sinalize antecipadamente qualquer manobra e mantenha as setas ligadas até completar a mudança de faixa ou virar uma esquina.

FARÓIS: De acordo com Figueiredo, o ofuscamento é uma das principais causas dos acidentes ocorridos à noite. Por isso, ele aconselha a não olhar diretamente para os faróis dos carros que vêm em sentido contrário, pois causa cegueira por alguns segundos. Nessas horas, qualquer deslize pode ser fatal.

VISEIRA: Mantenha a viseira do capacete ou os óculos limpos e sem arranhões. A sujeira prejudica a visão e, consequentemente, pode atrapalhar a direção. À noite, dê preferência a viseiras transparentes ou claras, que não comprometam seu campo de visão.


Fonte: http://extra.globo.com
edit post

Comments

0 Response to 'Cuidados ao pilotar moto à noite: esteja sempre visível'

Postar um comentário